O Futuro de uma vida saudável
para todos

A Cidade da Saúde e do Saber traz em seu conceito a solução ao objetivo de inserção do processo de concepção e produção do ambiente construído no conjunto de aspectos com relevante potencial de impacto na melhoria da saúde e da qualidade de vida da população; seja diretamente sobre os indivíduos em termos das características das edificações ou na sua interação com o meio ambiente.

  • Promove a integração entre os diversos setores, oferecendo caminhabilidade e mobilidade urbana sustentável.
  • Promoção do contato com a natureza é fundamental, integrando o paisagismo geral à arquitetura e restabelecendo o ecossistema regional suprimido.
  • Adoção das ruas compartilhadas (woonerf ) como a expressão do princípio de colocar as pessoas no centro das atenções, promovendo um ambiente urbano mais humanizado onde o pedestre tem prevalência sobre os veículos.

A Praça do Legado

A Praça do Legado é o coração da Cidade da Saúde e do Saber. Localizada no ponto central do conjunto, deverá promover o encontro de todos os usuários, consolidando o conceito de integração entre Saúde e Saber.

Também será um lugar para se venerar a memória e o legado de todos os que, de alguma forma, possibilitaram a realização deste sonho.

Ela é marcada por uma escultura chamada Fonte da Vida, onde as hastes helicoidais do DNA representam Saúde e Saber

Afina, o que está sendo construído na Cidade da Saúde e do Saber?

Este conjunto abrigará dois importantes elementos, unidos dentro do conceito do Saber: o Centro de Inovações compreenderá todas as instalações de ensino, pesquisa e inovação, coordenados pela UNEP e o Centro de Eventos, que será uma completa instalação multipropósito, capaz de receber congressos, feiras e eventos empresariais e sociais. Será peça chave no fortalecimento da sustentabilidade da instituição, além de dinamizar a atividade comercial em todo o complexo.

Todas as unidades destinadas ao atendimento de saúde estarão distribuídas nesta área, dispostas conforme o nível de atenção e complexidade, estando a atenção primária mais próximo ao centro comercial/residencial e a secundária no trecho mais alto. As edificações obedecerão a princípios de sustentabilidade, expansibilidade, adaptabilidade e flexibilidade, garantindo o desenvolvimento do complexo. Deverão integrar-se à natureza, dentro de conceitos de bem-estar e de ambientes restaurativos, preconizados por certificações como a Well, Healthy Buildings e Aqua.

O centro comercial e residencial estará disposto ao longo do grande boulevard que atravessa todo o conjunto. Os estabelecimentos de comércio e serviços, incluindo um hotel comercial e um social, ocuparão o térreo das edificações e as residências nos pisos superiores. O ambiente pretendido é de vida urbana ativa, promovendo o convívio social e entre gerações. As moradias terão desenho universal, para acolher moradores de todas as faixas etárias e composição familiar, com recursos de conectividade e moradia assistida.

As duas Praças de Mobilidade são espaços destinados a acolher e coordenar os modais de transporte mais relevantes em cada época. Neste primeiro momento, serão estacionamentos para aproximadamente 600 veículos, de todas as categorias.

CIDADE MÍNIMA VIÁVEL

Implantação inicial

Foi definida uma estrutura inicial, chamada Cidade Mínima Viável, que será a primeira etapa do projeto, preparada para receber os primeiros empreendimentos: Terraplanagem, Arruamento, Infraestrutura Urbana (Água, Esgoto, Elétrica, Telecom e Drenagem), Cercamento, Pavimentação, Portal de Entrada e Praça do Legado.

Ciente de que é imprescindível oferecer uma estrutura básica para incentivar a adesão de novos parceiros e também a implantação das primeiras unidades de cuidado à saúde, a Santa Casa de Misericórdia de Passos se capacitou para fazer os investimentos iniciais necessários. Até o momento foram investidos R$ X milhões de reais.

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

contexto urbano

Em termos urbanos, o projeto será um importante polo de promoção do desenvolvimento, acelerando os efeitos dos vetores de crescimento que já se manifestam no entorno. Trará consigo a implantação de melhorias urbanas que transformarão toda a região, proporcionando integração da região local com a Cidade da Saúde e do Saber e o centro comercial de Passos.

Com a adoção do conceito de Smart City, a Cidade da Saúde do Saber proporcionará, além dos ganhos diretos para a gestão e operação do empreendimento em si, também irá acelerar o desenvolvimento da cidade de uma forma geral, antecipando o acesso a tecnologias que, de outra forma, demorariam muito mais tempo para se tornarem realidade no nosso cotidiano.

Localização

MG-050, KM 356, Passos – 
Minas Gerais – Brasil

Contato

cidadesaudesaber@scmp.org.br

Telefone

+55 35 9949-2700