A SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PASSOS


A Santa Casa de Misericórdia de Passos é uma entidade privada secular, sem fins lucrativos e de caráter filantrópico, com aproximadamente 70% dos atendimentos provenientes do SUS. Tem como missão “Cuidar da saúde de nossa comunidade regional com respeito aos valores éticos, morais e espirituais” e como meta ser uma instituição de referência em inovação e humanização na assistência médica hospitalar.

Refletindo o comprometimento com esta meta, a Instituição recebeu em 2003, do UNICEF/Ministério da Saúde, o título de Hospital Amigo da Criança, em 2014 o Certificado de Acreditação Nível III (Acreditado com Excelência), pela ONA.

Em 2017, recebeu a Certificação Internacional Canadense QMENTUM, nível Diamond, atestando a qualidade e segurança da assistência prestada segundo padrões de validação internacionais. Além disso, integra a rede internacional de Hospitais Saudáveis, onde recebeu, em 2019, o Prêmio Global Ouro em Resiliência Climática.

Como resultado desta busca contínua pela eficiência, desde 2020 a Santa Casa de Misericórdia de Passos é reconhecida em pesquisa publicada pela revista americana Newsweek como um dos 20 melhores hospitais do Brasil, sendo 1º colocado em Minas Gerais e o único hospital situado fora de grandes capitais.

Referência em atenção à saúde

A Santa Casa de Misericórdia de Passos é o Hospital de referência regional para 24 municípios, atendendo uma população aproximada de mais de 400 mil habitantes. Em sua estrutura possui 330 leitos, sendo 65 de UTI’s entre adultos e infantis. Configura-se como porta de entrada para urgência e emergência regional, com mais de 4 mil atendimentos por mês. Ainda que haja preponderância regional de seus atendimentos, recebemos pacientes de vários estados do país, através da CNRAC (Central de Regulação da Alta Complexidade).

Classificado como CACON – Centro de Atendimento de Complexidade em Oncologia – o serviço de oncologia conta com quimioterapia e radioterapia, pediatria oncológica e hematologia. Além de Residência Médica em oncologia clínica, oncologia cirúrgica e radioterapia.

O Centro de Medicina Diagnóstica da Santa Casa de Misericórdia de Passos reúne laboratório de análises clínicas, laboratório de patologia, imagem com raios-x, tomografia, ressonância magnética, mamografia e ultrassom, além dos equipamentos para os métodos gráficos. Medicina Nuclear.

Construindo o Futuro

Atualmente, a população da região atendida pelo hospital, compreendida na macrorregião Sul, já passa de um milhão de habitantes. Estudos da Fundação João Pinheiro projetam que a população de Passos (MG) deve passar dos atuais 110 mil habitantes para mais de 200 mil em 10 anos, provocando um grande impacto no atendimento à saúde;

Somam-se a isto as projeções de envelhecimento da população (inversão da pirâmide etária e elevação dos índices de expectativa de vida) e o crescimento da incidência de doenças crônicas, o que deverá aumentar muito as exigências em relação ao atendimento à saúde. Este cenário de crescimento futuro de demanda, aliado à sobrecarga que já se manifesta em muitos serviços, nos fez compreender a necessidade premente de buscar uma solução que possibilite a expansão do atendimento do Hospital, pensada numa perspectiva de futuro, para os próximos 150 anos.

Isso nos conduz a uma questão fundamental: como será o hospital neste futuro? Ou, ainda mais amplo: como será pensada a SAÚDE neste futuro

A busca pelas respostas a estes questionamentos foram o combustível para a construção do conceito que norteou o projeto da Cidade da Saúde e do Saber.